Experimentos

Critério de Avaliação Diferenciado

 

A disciplina História da Mídia foi selecionada, no período letivo 2018.2, pela Diretoria Acadêmica de Graduação para integrar o Projeto Piloto a ser aplicado com o objetivo de definir o processo avaliativo com abordagem de diferentes modelos de avaliação formativa, incluindo trabalhos e avaliações por desenvolvimento e competências. Cada área selecionou uma disciplina compartilhada por diversos cursos para garantir uma amostragem mais ampla propondo um novo formato para compor a nota de AV1. A disciplina História da Mídia foi indicada pela Profa. Dra. Maria Alice Nogueira para integrar o projeto piloto que define o novo formato de avaliação  do primeiro ciclo de provas, conhecido como AV1. A ela coube também a definição dos temas que deveriam fazer parte do conteúdo de avaliação.

História da Mídia.jpg

 

  Alunos de História da Mídia, campus Niterói. 

 

Apresentação:

A fim de atender a demanda proposta pela Diretoria Acadêmica de Graduação, a metodologia desenvolvida pela docente Profa. Isabel Spagnolo, alocada na turma 3007, da disciplina História da Mídia, campus Niterói, foi a produção de vídeos feitos pelos alunos.

 

Metodologia:

A turma foi dividida em grupos de trabalhos, os quais organizaram internamente uma divisão de tarefas de pesquisa e coleta de informações e imagens. Nos encontros semanais, que ocorriam no campus, os grupos faziam a seleção e análise do material para a composição dos vídeos.

Cada grupo se responsabilizou pelo total de três vídeos com duração de até 5 minutos. Ao todo foram produzidos 34 vídeos sobre as temáticas propostas. 



Resultados:

Os vídeos foram apresentados na sala de aula, o que possibilitou a revisão do conteúdo ministrado pela docente e o debate entre os alunos sobre a pesquisa realizada.

Conclusão:

Essa dinâmica favoreceu todos os alunos que ingressaram com o período letivo já iniciado, facilitando a eles a compreensão do conteúdo desenvolvido anteriormente na sala de aula.

Promoveu a integração entre os alunos envolvidos na produção dos vídeos: eles tiveram a experiência de interagir e discutir com os colegas sobre os temas de pesquisa em História da Mídia, fora do horário de aula da disciplina.

Estimulou a pesquisa já nos primeiros períodos do curso, uma vez que essa disciplina recebe os alunos do primeiro e segundo período. 

Criou na sala de aula um ambiente de valorização pela atividade de pesquisa realizada para a produção do trabalho apresentado.

Motivou a produção desse site. Embora tenham sido selecionados apenas três vídeos para essa publicação, muitos dos trabalhos foram publicados no Youtube dando também visibilidade à pesquisa desenvolvida na Universidade Estácio de Sá.  

 

Prova: Feitas as apresentações dos vídeos, os alunos desenvolveram prova escrita sobre o conteúdo estudado para composição da nota final de AV1. 

 

Vídeos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos produzidos por alunos

© 2018.  História da Mídia. Curso de Publicidade e Propaganda.

      Estácio - Niterói / Telefone:  4003-6767.